Foto: Eliézer Damé |
Após o conhecimento de dados levantados pela EMATER/RS e SEMAP – Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a análise também feita quanto ao quadro atual da falta de chuvas nas áreas rurais do Município, feita por ocasião da reunião do Conselho Municipal Agropecuário na manhã desta terça – feira dia 10 de janeiro/2012, o prefeito Cássio Mota decidiu pelo encaminhamento da documentação de praxe, para o estabelecimento do Decreto de Situação de Emergência no Município de Canguçu.
Toda a documentação legal já está sendo encaminhada à Defesa Civil do Estado e o Decreto, propriamente dito, deverá ser assinado na manhã desta quarta – feira, dia 11 de janeiro. Segundo a SEMAP as perdas iniciais nas lavouras já foram detectadas por levantamento realizado pela EMATER/RS, em vários pontos do município.
Na SEMAP tem chegado nos últimos dias mais de 400 pedidos de abertura de poços para obtenção de água para consumo humano, bem como para os animais, devido a falta em cacimbas e açudes que secaram pelos efeitos da estiagem. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SEMAP já está com oito Equipes de Trabalho, integradas por pessoal da própria Secretaria e também pessoal da Secretaria Municipal de Transportes, que já iniciaram o atendimento aos pedidos encaminhados, de diversas localidades do interior. O problema é que as chuvas tem sido por horas fortes em áreas localizadas, mas fracas em outras tantas e, em alguns locais, nem tem chovido o que agrava a situação, com o forte calor e os ventos que ressecam, inclusive, a pastagem para o gado e as plantações das lavouras.
Link de origem: www.cguemquestao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário