quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

COREDE/SUL DÁ POSSE AO PREFEITO CÁSSIO COMO NOVO PRESIDENTE


Em assembléia com a participação dos municípios da Zona Sul, representados por Prefeitos ou seus representantes, integrantes dos COMUDES – Conselhos Municipais de Desenvolvimento, entidades da sociedade civil organizada, EMATER/RS e outras, lotando as dependências do salão de reuniões da Associação Comercial de Pelotas, despediu-se a presidente do COREDE/Sul, Selmira Fehrembach e a Diretoria da entidade dos últimos quatro anos e a posse dos novos integrantes da Diretoria Eleita para uma nova gestão, para o período 2012 – 2013, com vigência até o final do mandato no início de 2014, quando nova eleição deverá ser feita.
Foto: Gabinete
O COREDE/Sul foi fundado em 1991, com 20 anos de atuação na Região, integrando um número de 28 COREDES do Estado. As entidades se constituem em fóruns de discussão e decisão a respeito de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional. É também um órgão de deliberação coletiva da comunidade regional, entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, tendo por finalidade assessorar o Governo do Estado na definição e planejamento de diretrizes gerais para o desenvolvimento regional e estadual, afim de promover a melhoria da qualidade vida da população, a distribuição equitativa da riqueza produzida, bem como o desenvolvimento social e econômico dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Ao entregar o cargo a presidente Selmira disse da satisfação de poder cumprir dois mandatos à frente da entidade, agradecendo aos colaboradores, integrantes da Diretoria, as parcerias, ao Governo do Estado, as Universidades e demais órgãos colaboradores, assim como aos Prefeitos dos 22 municípios integrantes e desejou sucesso para os novos dirigentes.
O tesoureiro da entidade Valdino Krause fez um rápido demonstrativo dos recursos conveniados e que dão sustentação à estrutura administrativa do COREDE. O prefeito de Pelotas Fetter Junior, como anfitrião saudou os demais Prefeitos e representações presentes, afirmando que o COREDE se constitui num importante espaço para organização das demandas e projetos estratégicos de desenvolvimento da Região, agradeceu a Presidente que sai e cumprimentou ao Presidente que inicia uma nova gestão.
Cássio Mota ao assumir a presidência disse de sua alegria, cumprimentou a Diretoria que findou seu mandato, elogiando-a pelos resultados conquistados nesse período para a Região. Ressaltou os desafios que a nova Diretoria terá pela frente, diante das demandas que farão parte das lutas futuras. Dentre elas, ressaltou como prioridades projetos de estradas da Região, como o término da RS 285 São Lourenço do Sul – Canguçu e sua seqüência Canguçu – Piratini, o fortalecimento dos COMUDES a quem hipotecou total apoio. Esse é “um trabalho formiguinha”, depende da união de todos, “assim, muitas coisas acontecem”. Frisou que as reuniões serão constantes com os 22 municípios, com vistas à Consulta popular.
“Não podemos brincar de fazer”, disse ao se referir a projetos votados que não podem ficar só no papel. Prometeu promover sempre o diálogo com todos, incluindo o Governo do Estado e o Governo Federal, na busca do desenvolvimento de todos os setores, da agricultura à indústria, do comércio á geração de empregos, de forma organizada, afinado com uma visão de crescimento e desenvolvimento regional. O presidente não é o dono da verdade disse, “o trabalho é de todos, política é para o palanque, aqui é o desenvolvimento regional que conta”, finalizou. Sua indicação foi por unanimidade e sua eleição por aclamação, em chapa única.
A nova Diretoria ficou assim constituída: Presidente: Cássio Mota (Canguçu), Vice – Presidente: Roselani Maria Sodré da Silva (Pelotas), Secretário: Gumildo Pablo M. Chaparro (São Lourenço do Sul), Secretário Adjunto: Clotilde Conceição Victória (UCPEL), Tesoureiro: Henrique Walner A. Feijó (Sociedade Civil organizada) e Tesoureiro Adjunto: Fábio Canilhas Stocker (COMUDES). O CONSELHO FISCAL: Daniel Marques Aquini - EMBRAPA, Karin Peglow - EMATER e João Nelci Brandalise – UFPEL (Titulares) e Nelvin Becker – SIND. TRAB. RURAIS, Marcos André Betemps da Silva – IFSUL e José Bruno Chies – Soc. Civil Organizada (Suplentes).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Audiência Pública no plenário da Câmara sobre raiva herbívora

Foto: Ricardo Moura
A reunião aconteceu na manhã de 17 de janeiro/2012, no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação, além dos Vereadores de todos os Partidos da casa, também do chefe da Inspetoria Veterinária local, o médico veterinário Francisco Coelho, do secretário de Agricultura e Pecuária da Prefeitura Philipe dos Santos, do chefe local da EMATER/RS e presidente do Conselho Agropecuário do Município agrônomo Ilmes Rosa, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu Pedro Adão Squiavon e do prefeito Cássio Mota, entre outros.
Vários produtores rurais, das localidades atingidas pelo problema da raiva herbívora ( doença originária do ataque por morcegos hematófagos), também se fizeram presentes ao debate. Foram convidadas lideranças ligadas à entidades afins de âmbito Regional e Estadual, porém, nenhuma compareceu a audiência.
Todos os Vereadores presentes se pronunciaram, de forma veemente por uma ação mais efetiva do Estado, a quem cabe combater o problema, por uma campanha de vacinação anual dos rebanhos, como ocorre em relação à aftose e outras doenças que atacam o rebanho e, ainda, por uma ação governamental, quer por parte do Governo do Estado ou da parte do Governo Federal, que contemple o agricultor de poucos recursos, com algum programa de ressarcimento, de auxilio total ou parcial ou mesmo de uma faixa de financiamento de longo prazo, de forma acessível para que o produtor que tenha perdido animal em função da raiva, possa adquirir novos animais para o trabalho em sua propriedade.
Medida dessa natureza se justifica mediante a existência de produtores que perderam a única junta de bois que possuíam, em função da doença e que não dispõem de recursos para adquirir outra.
Foi explicado pelo Chefe da Inspetoria Veterinária, que a Lei Federal existente e válida em todo o País, não contempla essa possibilidade, tendo havido o contraponto por parte de Vereadores da casa de que “as Leis se modificam, se alteram, basta que haja boa vontade por parte de Deputados Federais”, para isso, podem auxiliar Deputados Estaduais, sugerindo aos seus colegas do Congresso que ajam nesse sentido. O prefeito Cássio Mota reforçou a necessidade de que a campanha pró-vacinação seja intensificada e disse estar pronto para integrar uma Comissão composta por representantes de todas as entidades presentes, assim como de representantes dos produtores, para que em Porto Alegre, realizem uma audiência com o Governador Tarso Genro, afim de discutir medidas a respeito do problema. O presidente da Câmara, vereador Gilberto Dêgar que presidiu a Audiência Pública, irá formalizar a Comissão, em atenção às sugestões dos Vereadores e do Prefeito e, em breve, será marcada essa ida à capital.
De novembro/2011 até o presente, mais 12 animais, entre bovinos e equinos morreram em função da doença, além disso, outras áreas do município foram afetadas, inclusive, na Região, também o município do Cerrito teve perdas. Ao longo de 2011, mais de 30 animais morreram em função da raiva herbívora.

AI Prefeitura Municipal

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Emenda 29 publicada oficialmente

 Vereador Madrid falou sobre a Publicação da emenda 29, hoje em plenário.
Foto: Ricardo Moura

Diário Oficial da União publicou na edição desta segunda-feira (16) a lei que fixa os gastos com saúde e os percentuais mínimos para investimento a serem observados pela União, estados e municípios. Os governos terão de aplicar em saúde um volume igual ao do ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a norma, estados e o Distrito Federal terão de aplicar 12% do que arrecadam, enquanto os municípios deverão investir 15% de suas receitas. A proposta de lei que tramitou por mais de dez anos no Congresso foi aprovada em dezembro passado e sancionada na última sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff, que vetou 15 artigos. A lei define o que pode ou não ser considerado gasto com saúde.
De acordo com o texto, os recursos só poderão ser usados em ações e serviços de “acesso universal” que sejam compatíveis com os planos de saúde de cada estado ou município e de “responsabilidade específica do setor de saúde”.
Entres os principais investimentos autorizados estão a remuneração dos profissionais de saúde na ativa; os gastos com capacitação de pessoal e investimentos na rede física do Sistema Único de Saúde (SUS); a produção, aquisição e distribuição de insumos, como medicamentos e equipamentos médico-odontológicos; e gestão e ações de apoio administrativo.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sessão Extraordinária!


 

Será realizada, dia 16 de janeiro, segunda-feira, a partir das 10h00min. uma sessão extraordinária para deliberar sobre cinco (05) matérias importantes:
MENSAGEM N° 001/2012 – “Autoriza a doação de terrenos de domínio municipal ao fundo de arrendamento residencial – FAR – para implantação de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida”. No bairro Vila Nova, Rua João Goulart II.
 
MENSAGEM N° 002/2012 – Autoriza o poder Executivo municipal a contratar temporariamente e de forma emergencial, até vinte (20) pedreiros e vinte (20) operários, para obras de infraestrutura e pavimentação na Rua Fernando Ferrari, a cargo da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Obras Públicas e dá outras providências”.
 
MENSAGEM N° 003/2012 – Autoriza o poder Executivo Municipal a contratar temporariamente e de forma emergencial até dez (10) pedreiros e quinze (15) operários, para obras de infraestrutura e pavimentação nas vias urbanas, no bairro Mesko,  a cargo da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Obras Públicas e dá outras providências”.
 
MENSAGEM N° 004/2012 – Autoriza o poder Executivo Municipal a contratar temporariamente e de forma emergencial até dez (10) pedreiros e dez (10) operários, para obras da cozinha comunitária, a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social e dá outras providências”.
 
MENSAGEM 124/2011 - “que dispõe sobre o RPPS dos servidores efetivos do município de Canguçu, a unidade gestora e dá outras providências”.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CÂMARA REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RAIVA HERBÍVORA

Foto: Augusto Pinz
A Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura, irá realizar uma audiência pública na próxima terça-feira, dia 17 de janeiro, para tratar dos casos de raiva herbívora e a proliferação de morcegos no interior do município.
A Audiência será na próxima terça-feira (17) às 09h00 no plenário da Câmara de Vereadores, com presença de autoridades municipais e regionais competentes.
Em 2011 foram registrados casos em diversas localidades do interior de Canguçu.
O Legislativo Canguçuense, participou ativamente das ações realizadas em conjunto com os órgão competentes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Transporte escolar movimenta lideranças municipais

 

O transporte escolar em rede pública estadual tem sido motivo de preocupação para pais e lideranças políticas de nosso município, o contato permanente entre poder publico executivo, legislativo municipal e governo do estado através da 5ª Coordenadoria Regional de Educação na pessoa de seu coordenador Ciro Machado.
O vereador Cesar Madrid tem intermediado a comunicação entre as partes e recentemente mando um oficio destinado a coordenadoria informando que o município de Canguçu fez a denuncia ao ministério publico da atual situação, mas que também já agiliza o processo que agora depende também da participação do governo do estado, em breve poderemos ter alguma solução para tranquilidade de alunos e familiares

Canguçu decreta situação de Emergência

Foto: Eliézer Damé

 

Após o conhecimento de dados levantados pela EMATER/RS e SEMAP – Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e a análise também feita quanto ao quadro atual da falta de chuvas nas áreas rurais do Município, feita por ocasião da reunião do Conselho Municipal Agropecuário na manhã desta terça – feira dia 10 de janeiro/2012, o prefeito Cássio Mota decidiu pelo encaminhamento da documentação de praxe, para o estabelecimento do Decreto de Situação de Emergência no Município de Canguçu.

Toda a documentação legal já está sendo encaminhada à Defesa Civil do Estado e o Decreto, propriamente dito, deverá ser assinado na manhã desta quarta – feira, dia 11 de janeiro. Segundo a SEMAP as perdas iniciais nas lavouras já foram detectadas por levantamento realizado pela EMATER/RS, em vários pontos do município.

Na SEMAP tem chegado nos últimos dias mais de 400 pedidos de abertura de poços para obtenção de água para consumo humano, bem como para os animais, devido a falta em cacimbas e açudes que secaram pelos efeitos da estiagem. A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SEMAP já está com oito Equipes de Trabalho, integradas por pessoal da própria Secretaria e também pessoal da Secretaria Municipal de Transportes, que já iniciaram o atendimento aos pedidos encaminhados, de diversas localidades do interior. O problema é que as chuvas tem sido por horas fortes em áreas localizadas, mas fracas em outras tantas e, em alguns locais, nem tem chovido o que agrava a situação, com o forte calor e os ventos que ressecam, inclusive, a pastagem para o gado e as plantações das lavouras.

Reinaugurado o Posto de Saúde Central

Foto: Eliézer Damé

 

Nesta manhã de terça – feira, 10 de janeiro/2012, houve a reinauguração do POSTO DE SAÚDE CENTRAL. Historicamente, aquele posto foi instalado em Canguçu pelo Estado, à época do então governador Jair Soares, em 1973, na gestão do então prefeito João de Deus Nunes (Queca Nunes), e o primeiro coordenador do Posto foi o Dr. Victor Bachiéri. A população à época e por um bom tempo chamou o local de Posto de Higiene.

Passados alguns anos, o Posto de Saúde foi entregue totalmente para o Município (bem imóvel e administração dos serviços prestados à população), como vem sendo executado, até o presente. O local sofreu várias reformas, porém, uma ampliação significativa do ponto de vista físico, somente agora, remodelando totalmente as instalações e adequando-as a todas as necessidades para a execução dos serviços buscados pela comunidade.
Para essa ampliação o município investiu R$ 178 mil, sendo a obra realizada pela Empresa Compasso – Engenharia, a qual usou mão de obra local, assim como todo o material comprado para a execução, sendo efetuado no nosso comércio. Essa mesma empresa é responsável pela construção do novo Posto do Bairro Fonseca e o outro no Bairro Vila Nova, mediante Licitação. Na ocasião a vice – prefeita e secretária de Saúde, neste momento em período de férias, se referiu ao momento como de alegria, cumprimentando o corpo de funcionários e médicos, salientando que esse ato significa mais que conforto e qualidade para o atendimento à população, mas a busca constante da maior qualidade na prestação do serviço público para a comunidade.

Da vacinação ao teste do pesinho, a vigilância de saúde, atendimento com dentistas, pediátricos, a grupos de hipertensos, etc. O vereador Ubiratan Rodrigues, em nome da Câmara de Vereadores disse que Canguçu é o município que mais tem investido na área da saúde na Zona Sul e isso é notado em toda a Região, o cumprimento de uma obrigação para com a população que paga impostos, os quais são os verdadeiros donos dessas melhorias e para quem se destinam esses benefícios.

O prefeito Cássio Mota ao resgatar um pouco da história daquele local, citada nesta matéria, cumprimentou a todos, destacando o conjunto das ações preventivas de saúde que ali são realizados em favor da população, “que se faça um bom uso desse local”, pedindo aos funcionários que dispensem toda a atenção e carinho para quantos ali chegar. Fizemos a nossa parte, quando o caso é maior encaminhamos ao Hospital, para onde também temos encaminhado recursos, já que o atendimento do SUS é universal e não abrimos mão desse atendimento para a população e nem nos descuidamos de nossas obrigações, no sentido de melhorar esses atendimentos. Hoje o município investe mais de R$ 2.600 milhões na área da saúde, entre reformas, ampliações e construções de Postos de Saúde, como nos Bairros Vila Nova e Fonseca, além de já estar definindo para nos próximos meses iniciar a construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Vila Isabel.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SECRETARIA REALIZA EM RUAS E PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE

A Secretaria de Obras realizou reformas e melhorias em pontos importantes de nosso município, entregando estes locais prontos antes do final do ano.
A "Cacimba do Ouro", ponto turístico do município, recebeu a restauração e infraestrutura para lazer com colocação de mesa de concreto e churrasqueira com bancos para a população.
No bairro Isabel, no antigo chafariz, a secretaria de Obras construiu um monumento em homenagem a Estação Férrea, simbolizando a antiga ferrovia que passava pelo nosso município.
Obras de pavimentação em frente a escola Irmã Firmina Simon, no Bairro Uruguai. "Estamos com grandes Obras no Município e para 2012 a conclusão destas e de outras que estão por vir terão papel vital para o desenvolvimento de Canguçu", comenta o secretário Roni Diogo.
Fotos: Divulgação
 

DEP. AFONSO HAMM ANUNCIA EMPENHO DE EMENDA PARA PAVIMENTAÇÃO EM CANGUÇU

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) anunciou ao prefeito progressista de Canguçu, Cássio Mota, a autorização do empenho de emenda para o município indicada no Orçamento Geral da União de 2011, no valor de R$ 98.200,00. O recurso, originado do Ministério das Cidades, será destinado para pavimentação de trecho da Rua Neuza Paes do Amaral no Bairro Fonseca, município de Canguçu.

Hamm, que tem sido parceiro do município com a indicação de diversas emendas, conta com o apoio político dos vereadores César Madrid, Arion Braga e Joaquim Paulo Nunes. Além do Secretário de Educação e Esporte, Andrio Aguiar Duarte e os apoiadores, Glauco Almeida, Glaura Almeida e Gentil Almeida.
Foto: Assessoria Gabinete do Deputado

Mais informações (53) 84029159 - Márcia Marinho - assessora de imprensa e chefe de gabinete